quarta-feira, 28 de maio de 2008

Brincar Para Deficientes






A brincadeira de modo geral é uma forma lúdica que a criança tem funções psico-sociais.
Ao brincar a criança,segundo Vigogotsky atinge o que ele chama de Zona de Desenvolvimento Proximal ou ZDP, através dos desafios propostos na brincadeira sem a necessidade de um objeto concreto para o ato, diferentemente das crianças menores de 3 anos que necessitam de um objeto para fazer a interação.
Portanto, a brincadeira mediada por um profissional, que seja proposta com uma intenção e determinada, é uma atividade fundamental para o desenvolvimento e educação da criança.
E como os deficientes como ocorre?
Ocorre da mesma forma visando a interação do deficiente e se preocupando com as limitações da deficiência e espaço da brincadeira.
Também é importante que o ato da brincadeira seja feito de maneira inclusiva, para que o conceito de ZDP seja atendido adequadamente ao contexto. Porque a criança que necessita de cuidados especializados e que possuam dificuldades físicas ou intelectuais, juntamente com a presença se outras crianças sem deficiência irá alcançar um estagio de desenvolvimento real com auxilio do meio como o espaço físico e mediada pela brincadeira.
Existem brinquedos adaptados para as crianças com deficiência, mas o interessante seria propor brincadeiras e jogos de faz-de-conta para promover desejos, mudando e intervindo situações vivenciadas por ela, assimilando a sua vida real.

Brincadeiras propostas:

ATIVIDADE OBJETIVOS
Gincana - atividades que
exigiam um trabalho em equipe
composta por 8 tarefas: 1)
discriminação de textura, peso
e dimensão sem o auxílio da
visão; 2) discriminação de
1) Estimular sensibilidade epicrítica, discriminar e
adquirir conceitos de textura, peso e dimensão; 2)
estimular a habilidade motora favorecendo a atividade
realizada com membro superior, o agarrar, manusear e
jogar, além de desenvolver conceito acadêmico de
distância; 3) estimular motricidade e sensibilidade tátil
5
distância e estimulação motora;
3) discriminação de objetos
sem auxílio da visão com ou
sem pista; 4) colocar em ordem
crescente ou decrescente bolas
com diferentes tamanhos; 5)
boliche; 6) arremessos livres na
cesta de basquete; 7) chute a
gol; 8) cabo de guerra.
e gnósica; 4) estimular habilidade motora de membros
superiores e conceitos matemáticos; 5) estimular
habilidade motora, coordenação olho-mão, noções de
distância, espaço, força e conceitos matemáticos
(adição, subtração); 6) estimular habilidades sensório motoras,
noções de espaço, distância, coordenação
olho/mão, habilidade matemática para somar; 7)
desenvolver habilidade motora de membros inferiores,
equilíbrio de postura, noções de espaço, direção,
distância, velocidade, lateralidade (direita, esquerda,
frente, atrás), e estimular memória; 8) desenvolver
habilidades motoras de coordenação olho/mão,
equilíbrio postural, noções de distância e força.
Corrida carregando uma
bola
Estimular habilidade motora dos membros superiores e
inferiores, coordenação olho/mão, noções de distância,
de espaço, discriminação de cor e trabalho em equipe.
Mímica Desenvolver habilidades motoras, coordenação
olho/mão, equilíbrio postural, estimular memória e
criatividade, habilidade matemática para contar e
somar.
Futebol Respeitar as regras do jogo, desenvolver habilidades
sensório-motoras, correr, coordenação olho/mão,
viso/pedal, equilíbrio postural, direção, lateralidade,
espaço, estimular manuseio independente da cadeira
de rodas, reconhecer noções de tempo, quantidade,
grupos, cores.
Alongamento Promover o alongamento da musculatura global do
corpo, visando ao relaxamento da musculatura e o
ganho de amplitude de movimento.
Mãe da rua Estimular noção de espaço, direção, lateralidade e
tempo; estimular o manuseio independente da cadeira
de rodas; desenvolver habilidades motoras: correr,
coordenação viso/pedal, olho/mão e equilíbrio
postural.
Vôlei Respeitar as regras do jogo; conhecer noção de espaço,
direção, velocidade, lateralidade e seqüência; estimular
o manuseio independente da cadeira de rodas;
desenvolver habilidades motoras dos membros
superiores e inferiores, coordenação olho/mão,
viso/pedal, equilíbrio postural; trabalhar em equipe;
identificar conceito matemático (quantidade, números,
medidas, formas geométricas, adição, par/impar);
estimular memória.
Relaxamento Promover o relaxamento global do corpo; manter a
concentração e atenção; discriminar sons; estimular a
criatividade e imaginação; estimular a linguagem.
Corrida de cadeira de rodas Desenvolver habilidades motoras de membros
superiores, coordenação olho/mão, noção de direção,
velocidade, lateralidade, de espaço, estimular o
manuseio independente de cadeira de rodas, conhecer
conceito matemático (números ordinais).
Queima Respeitar as regras do jogo, conhecer noção de espaço
e seqüência, estimular o manuseio independente da
cadeira de rodas, desenvolver habilidades motoras,
coordenação olho/mão, viso/pedal, equilíbrio postural,
direção, velocidade, lateralidade, trabalhar em equipe,
identificar conceito matemático (quantidade, números,
medidas, formas geométricas, adição, par/impar);
Qual é a música? Esperar e respeitar o momento para participar,
identificar cores, conhecer conceito matemático
(quantidade, números, adição, par/impar), demonstrar
e ampliar o vocabulário através da expressão verbal,
desenvolver a capacidade de se comunicar por gestos e
expressões, estimular memória.
Mês Conhecer e memorizar os meses do ano, estimular
diferentes formas de deslocamento, estimular o
desenvolvimento da linguagem e saber esperar e
respeitar o momento para participar.
Viagem à lua Desenvolver atenção, concentração; memória,
estimular o desenvolvimento da linguagem e saber
esperar e respeitar o momento para participar.
Handebol Respeitar as regras do jogo, conhecer noção de espaço
e seqüência, estimular o manuseio independente da
cadeira de rodas, desenvolver habilidades motoras,
correr, coordenação olho/mão, equilíbrio postural,
direção, velocidade, lateralidade, trabalhar em equipe,
identificar cores e conceito matemático (quantidade,
números, par/impar).
Tiro ao alvo Desenvolver habilidades motoras, coordenação
olho/mão, preensão, direção, velocidade, lateralidade,
identificar cores e conceito matemático (quantidade,
números, medidas, adição, par/impar).
Oficina de brinquedos Desenvolver habilidades motoras finas, estimular
criatividade, trabalhar conceitos acadêmicos (forma,
grandeza, cor, quantidade), estimular noções de espaço
e lateralidade, estimular linguagem, reforçar a
importância da reciclagem do lixo.
Futebol em cadeira de rodas Respeitar as regras do jogo, desenvolver habilidades
sensório-motoras, coordenação olho/mão, viso/pedal,
equilíbrio postural, direção, lateralidade, espaço,
estimular manuseio independente da cadeira de rodas,
reconhecer noções de tempo, quantidade, grupos,
cores.

Fontes: http://189.1.169.50/reunioes/27/gt15/t154.pdf
http://www.apaesp.org.br/apaesp/script/templates/GCMRequest.do?page=1
http://www.pestalozzisp.org/

Um comentário:

Aryanne disse...

eSTAS BRINCADEIRAS SÃO MUITO IMPORTANTES PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR E COGNITIVO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS.
ALGUMAS DESTAS BRINCADEIRAS JA FORAM UTILIZADAS POR UMA EDUCADORA EM ceu PERTO DE CAS ONDE PUDE ACOMPANHAR POR ALGUNS DIAS. mª DE fATIMA aRRUDA, UTILIZA-SE DE UMA BRINQUEDOTECA PARA PROMOVER O AVANCO DAS PESSOAS QUE FREQUENTAM E QUE TENHAM NECESSIDADES ESPECIAIS, ALGUNS DIAS DA SEMANA INCLUI PESSOAS "NORMAIS" QUE CURSAM OS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES NO PROMIO ceu PARA QUE ELES NÃO TENHAM PRECONCEITO E QUE AJUDEM OS "ESPECIAIS", EM QUESTÃO DE COMPORTAMENTO DIZ ELA QUE OS "NORMAIS" MELHORARAM E INCLUIRAM ESTES "ESPECIAIS" EM SUAS BRINCADEIRAS, PRINCIPALMENTE UTILIZANDO O FAZ DE CONTA PARA IMAGINAREM CERTAS SITUAÇÕES, COMO POR EXEMPLO UM CADEIRANTE BRINCANDO DE CAVALINHO!