quarta-feira, 28 de maio de 2008

Brincadeiras de rua...






Brincar é essencial para o desenvolvimento da criança, pois brincando ela desenvolve habilidades física e psíquica, aumenta o raciocínio, ajudando-a a formar sua personalidade para o mundo adulto.
É importante observarmos do que a criança brinca, quais seus jogos preferidos e respeitarmos as diferentes etapas pela qual a brincadeira desenvolve-se.
Hoje em dia é muito comum que as crianças das grandes cidades dediquem seu tempo a jogos eletrônico (computador, vídeo-game, etc), no entanto é necessário que seja apresentada à essas crianças novas propostas para o brincar, e a brincadeira de rua é uma proposta que não pode ser descartada, pois com ela a criança além de desenvolver tudo aquilo que já descrevemos anteriormente, também tem contato com pessoas, com ambiente fora de casa e com novos desafios.
Essa proposta também é bastante divulgada dentro da escola, nas aulas de Educação Física, pois essas brincadeiras estão diretamente ligadas a atividades físicas, oferecendo a criança situações em que trabalhem o equilíbrio, o raciocínio e exercita suas habilidades.
"O jogo é, portanto, sob as suas duas formas essenciais de exercício sensório-motor e de simbolismo, uma assimilação da real à atividade própria, fornecendo a esta seu alimento necessário e transformando o real em função das necessidades múltiplas do eu. Por isso, os métodos ativos de educação das crianças exigem todos que se forneça às crianças um material conveniente, a fim de que, jogando, elas cheguem a assimilar as realidades intelectuais que, sem isso, permanecem exteriores à inteligência infantil". (Piaget 1976, p.160).

Escolhemos a “Queimada” porque é uma brincadeira que pode ser realizada em qualquer ambiente por crianças de todas as idades e ambos os sexos, é necessário apenas uma bola (que pode ser improvisada de acordo com a criatividade da criança), dois grupos de jogadores (não importa a quantidade desde que sejam 2 times com a mesma quantidade de integrantes) e está pronta a brincadeira!
Os times se colocam um a frente do outro, como em um jogo de vôlei sem a rede, e o objetivo é “queimar”, com a bola, os integrantes adversários, quem é queimado vai para trás do campo adversário (conhecido como cemitério), os integrantes que ainda estão em quadra podem passar a bola para os que estão no cemitério e esses também podem queimar, se isso acontecer volta para o time que está em quadra. Ganha o jogo quem queimar todos os adversários.


Na prática a brincadeira é muito divertida, as crianças se exercitam bastante, trabalham em grupo, criam estratégias de "ataque" e vibram com tudo isso.

Grupo:
Emanuela
Emylly
Joselma
Maria de Fátima


Referência bibliográfica:

http://www.webartigos.com/articles/4448/1/a-importancia-do-brincar-no-desenvolvimento-da-crianca/pagina1.html

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=352238

http://www.infancia80.com.br/brinquedos/brincadeiras_equipe.htm

Nenhum comentário: